[Review] Análise do Acer A315-23-R1J9: bom para jogos, mas ruim para estudos?

Análise do Notebook Acer A315-23-R1J9

Pontos negativos

Teclado: de perfil baixo e com teclas poucos macias (como as teclas são baixas e pequenas parece que estamos "catando milho"), como as teclas são de um material não tão macio (conforme digitamos por um longo tempo a sensação é um pouco dolorida na ponta dos dedos).

Webcam: apresenta uma grande variação de luminosidade, dependendo da distância do rosto em relação ao notebook. 

Estrutura e acabamento: o pino de energia é muito fino, dando a impressão de algo frágil que vai quebrar com o uso. A entrada do fone de ouvido não possui aquela saliência "Jack P2", que talvez sirva para proteger a lateral do notebook de riscos.

Desempenho e aquecimento: por ser um notebook fino, e com limitada saída de ar, em jogos que demandam GPU a ventoinha faz um certo esforço para expulsar o ar quente, o que produz um barulho constante (ex: EuroTruck Simulator 2). O TDP está limitado a 10W, que poderia ser o normal de 15w, na bateria é ainda menor,  o que reduz o desempenho do bom Ryzen 3700U para um nível de Intel 6006U.

Bateria: tem duração entre 4h e 5 horas de uso normal (média de 4h30), poderia ser mais. O baixo TDP contriu para a duração da bateria. Observação: na unidade que comprei a bateria estava com desgaste de uso em 6%!!!, o que limitou a duração de no máximo 4 horas de uso em atividades normais.

Pontos positivos

hardware está acima média para um notebook de entrada, o som está mais alto, a qualidade da tela é boa para uma resolução HD e TN, o touchpad é muito bom, responde bem aos gestos e é muito rápido.

Crítica: Será  necessário a ACER revisar a qualidade do teclado e do sistema de resfriamento dos modelos ASPIRE. O teclado é baixo, as teclas são de um plástico duro, são barulhentas e secas ao final do curso. A circulação de ar é mínima para a entrada e saída de ar. Qualquer atividade pesada fará as ventoinhas trabalharem no seu máximo.




Comparativo entre o ES1 572-3562 e A315-23-R1J9

Desempenho

A combinação de hardware Ryzen 3700U, Vega 10 e 12GB de RAM  é um conjunto sólido, que no uso normal é excelente. E mesmo exigindo um pouco mais quase nenhuma vez foi utilizado 100% desse combo CPU-GPU-RAM.

No entanto, quando o notebook está operando na bateria o desempenho da CPU é "murcho" (ex: um arquivo PDF demora 3s, semelhante ao meu notebook com I3-6006u na tomada). Nota-se que a CPU, na bateria,  opera num clock de 1.4GHz. O lado positivo é que o sistema de resfriamento funciona praticamente em modo passivo.

Som

O sistema de som é um pouco inferior ao modelo ES1 572-3562, 

ES1 572-3562: som mais agradável (som mais "aveludado"), com menor ruído em volume alto.

A315-23-R1J9: o som é bom, mas inferior (som puxa para um "bater de colheres no final das notas", um pouco estridente em volume alto.

Bluetooth

ES1 572-3562: bluetooth 4.0 (firmaware LMP6.1)

A315-23-3562: bluetooth 4.2 (firmaware LMP 8.4352)

Tela

ES1 572-3562: tela reflexiva em HD, tem taxa de cores sRGB inferior ao Aspire 3.

A315-23: tela antireflexiva em HD, tem cores com taxa levemente mais alta de sRGB quando comparada ao modelo ES1-572. Em geral, é mais agradável para a leitura e vídeos.

Observação: a Acer tem utilizado nas telas anti-reflexivo muito agressivo, que praticamente deixa as telas opacas, com pouco brilho e com aspecto de granulação. Notei isso ao usar um Asus com sistema anti-glare que é menos agressivo, o brilho e as cores são mais naturais.

Acabamento e estrutura

A315: Existe uma rebarba no encaixe lateral da parte inferior. A estrutura é boa, mas na área central do teclado existe um leve afundamento. 

As marcas de dedos são mais aparentes no Aspire 3, do que no modelo Aspire 5, provavelmente pela cor cinza-chumbo, que é escura e sem textura, mas nada comparado ao notebook Ideapad S145!

Resfriamento e temperaturas

Atualização!: a315 em jogos (ex: FullGuys, Eurotruck2) a ventoinha faz barulho, enquanto o ES1-572 quase não é perceptível o som do ventilador nestes mesmos jogos.

A315-23 - aquece apenas na saída de ar próxima a tela, mas é uma temperatura morna. O estranho é que faz um barulho de moderado a alto em jogos a ventoinha. O teclado nunca esquentou!

Teclado e Touchpad

A315: teclado não é tão macio para digitar, além das teclas serem de baixo perfil.

Webcam

A315: 480p, mas possui mais definição que no modelo ES1-572, porém a uma imagem tem problema no contraste. A exposição de claridade se modifica muito conforme a movimentação do rosto, por exemplo, de longe a imagem é escura, quando o rosto fica bem próximo a imagem fica clara.

Pontos negativos

  • webcam muito ruim
  • capacidade da bateria inferior ao Aspire 5
  • tela pior que o Aspire 5
Pontos positivos
  • temperatura boas
  • silencioso
  • ssd rápido
  • sistema de abertura do notebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Review] Análise Aspire 5 A515-55G-588G: Uma ótima estética, mas com erros técnicos

Todos os meus computadores [em atualização]